segunda-feira, 12 de junho de 2017

Cadê os personagens negros?!

Por esses dias eu estava vendo os posts de TUDO E TODAS AS COISAS que dia quinze estreia nas telonas e parei pra pensar em algo:eu só tinha lido um livro onde o(a) personagem é negro(a) e isso me fez refletir que quase não temos protagonistas negros nos livros!Porque será que isso acontece?

Acredito seriamente que NÃO se trata de preconceito dos escritores (pelo menos é o que eu acho) mas sim de nós leitores,vemos ai milhões de livros sendo vendidos no mundo e nesses livros o(s) protagonistas são descritos como loiros ou morenos de olhos claros e pele clara,talvez se essas características fossem diferentes como por exemplo cabelos cacheados ou black power e pele negra,esses livros não teriam tido tanta repercussão.Claro,não tem como a minha pessoa prever se realmente o livro iria declinar ou não mas é uma possibilidade bem provável.
Isso já é um TABU e isso é preciso ser quebrado,tínhamos antes –e ainda temos infelizmente –o preconceito com as mulheres,a mulher quase sempre era feita de TROUXA nos romances e no final acabava perdoando o cara e acabando tudo numa boa mas acho que com toda a força feminina fomos ganhando espaço como heroína de nossa própria história e super deu certo,como a Katniss(Jogos Vorazes),Tris(Divergente) e Mare(A rainha vermelha) que são referencias fortíssimas no mundo literário.
Dando mais umas pesquisadas achei uma escritora chamada LAURA FISHER,escritora na plataforma WATTPAD,ela escreve romances com protagonistas negras e achei interessantíssimo isso e ela deveria ser reconhecida,não só ela mas todas as(os) escritores que escrevem esses romances.
E você?Já leu algum livro onde um ou ambos os protagonistas eram negros?

COMENTA AI!BEIJOS E FIQUEM COM DEUS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário