segunda-feira, 1 de maio de 2017

Uma carta de amor [RESENHA #3]

ALERTA DE SPOILER!

Olá pessoas! Hoje vim aqui falar de um livro incrível do Nicholas Sparks e como todos os livros dele, é CLARO que tem que envolver muita emoção. Em Uma carta de amor o autor mostrou mais uma vez que nasceu pra fazer seus leitores sofrerem, com personagens marcantes e uma história profunda, devo avisar que UMA CARTA DE AMOR é um alto risco de você chorar litros.
SINOPSE:Há três anos, a colunista Theresa Osborne se divorciou do marido após ter sido traída por ele. Desde então, não acredita no amor e não se envolveu seriamente com ninguém.
Convencida pela chefe de que precisa de um tempo para si, resolve passar férias em Cape Cod. Durante a semana de folga, depois de terminar sua corrida matinal na praia, Theresa encontra uma garrafa arrolhada com uma folha de papel enrolada dentro.

Ao abri-la, descobre uma mensagem que começa assim: “Minha adorada Catherine, sinto a sua falta, querida, como sempre, mas hoje está sendo especialmente difícil porque o oceano tem cantado para mim, e a canção é a da nossa vida juntos.”
Comovida pelo texto apaixonado, Theresa decide encontrar seu misterioso autor, que assina apenas “Garrett”. Após uma incansável busca, durante a qual descobre novas cartas que mexem cada vez mais com seus sentimentos, Theresa vai procurá-lo em uma cidade litorânea da Carolina do Norte.
Quando o conhece, ela descobre que há três anos Garrett chora por seu amor perdido, mas também percebe que ele pode estar pronto para se entregar a uma nova história. E, para sua própria surpresa, ela também.

Devo confessar que fiquei receosa de ler pelo fato da sinopse não dizer tanto sobre a história, mas a medida que fui lendo percebi o quanto o enredo desse livro é profundo. O que achei mais interessante foram os personagens, em especial o Garrett, ele é romântico, apaixonante, bom caráter e compreensivo (Quero um desses pra mim!), tudo o que a Theresa estava precisando em alguém.
Vamos por partes...
Theresa é uma jornalista divorciada (Ainda bem que ela se livrou daquele embuste!) e tem parece estar um pouco sem rumo do que fazer da vida já que ela agora é mãe solteira.
Quando encontra uma carta na praia, Theresa fica bastante curiosa sobre quem escreveu palavras tão belas. Eu particularmente amei demais as cartas do Garrett.
"Você pode me perdoar? Num mundo que eu raramente compreendo, existem ventos do destino que sopram quando menos esperamos. Às vezes sopram com a fúria de um tufão, às vezes mal tocam nossa face. Mas eles não podem ser negados, trazendo, como muitas vezes fazem, um futuro impossível de ignorar. Você, minha querida, é o vento que eu não previ, o vendaval que soprou com mais força do que jamais imaginei ser possível. Você é o meu destino..."
Achei bem triste o fato de o Garrett passar três anos sofrendo, ele não conseguia superar a morte de sua esposa grávida, e isso acabou sugando a vida dele de uma forma inimaginável. 
"Mas agora, sozinho em casa, acabei compreendendo que o destino pode ferir alguém, assim como pode abençoá-lo, e fico perguntando por que, entre todas as pessoas no mundo que poderia ter amado, tive que me apaixonar por uma que foi levada para longe de mim.”
Quando ele encontra a Theresa ele acaba se abrindo e dando um espaço em sua vida para ela, mas como nem tudo são flores eles começam a enfrentar problemas, como o fato de morarem em lugares diferentes e ainda a relutância dele em deixar o passado totalmente para trás.
O que eu gosto nos romances do Nicholas Sparks é que são casais da realidade, ele coloca conflitos comuns que o leitor provavelmente já enfrentou ou conhece alguém que já.
As cartas de Garrett foi o que mais me tocou e acho que o final do livro teve uma ligação muito forte com elas, ele escrevia as cartas e jogava ao mar na esperança de um dia a sua esposa morta pudesse lê-las.
“Eu existo para amá-la, para tê-la em meus braços, para protegê-la. Existo para aprender com você e para receber o seu amor em troca. Estou aqui porque não há outro lugar para estar.”

GENTE, EU SOFRI DEMAIS LENDO ESSE LIVRO!

SPOILER!!!

Já no final do livro, Garrett decide que está na hora de realmente amar a Theresa deixando o passado e como despedida de sua esposa resolve escrever uma última carta para ela e lançá-la ao mar. Só que como o Nicholas AMA fazer aquele final triste, uma baita tempestade cai no litoral onde Garrett mora e o meu neném acaba morrendo.
Foi muuuuito triste e eu fiquei mais triste ainda quando a Theresa recebeu a notícia, ela ficou arrasada e passou uns meses se lamentando. Já que ela estava toda deprê por causa da morte do seu amado as correspondências dela acabou se amontoando, mas em um belo dia quando ela finalmente vai organizar as cartas ela encontra uma escrita por Garrett pouco dia antes de morrer.
Na carta ele conta como foi desde o rompimento deles e também sobre um sonho que ele teve onde Catherine – a esposa falecida – e ele estavam em uma praia e ele dizia o quanto se sentia culpado por ter amado outra mulher. [ESSA PARTE FOI CHOCANTE!]
– Ah, Garrett, quem você pensa que levou a garrafa até ela? (Palavras de Catherine)
Já recuperada ela volta até onde Garrett morava e escreve uma carta para ele, não de despedida, mas de agradecimento pelo amor deles e pelas lembranças dos dois.
Separei minhas citações favoritas, inclusive são muitas.
TRECHOS DO LIVRO:
“Fui um tolo em ignorar meu destino, mas até mesmo os tolos têm sentimentos, e acabei tomando consciência de que você é a coisa mais importante que tenho nesse mundo.”

“Acima de tudo, errei ao negar o que era obvio para meu coração: Não posso continuar sem você.

“Mas aonde isso tudo levaria? E o que significava? A descoberta da carta teria sido de alguma forma, um ato do destino ou apenas uma coincidência? Ou será que fora só um lembrete do que estava faltando em sua vida?”

“Amor é amor, não importa quantos anos você tem, e eu sabia que se eu desse tempo suficiente … você voltaria para mim." 
Foi um dos livros mais emocionantes que já li (Admito, chorei). Espero que tenham gostado e TEM O FILME, mas é bem antigo, pretendo assistir assim que possível.
Beijos e até a próxima!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário